You are currently viewing Aluguel de Sala Comercial: O que você deve considerar antes de assinar o contrato

Aluguel de Sala Comercial: O que você deve considerar antes de assinar o contrato

Olá!

Não sei se você já possui um escritório e deseja mudar para um novo espaço, ou se está começando um negócio e está em busca de aluguel de sala comercial para sua empresa, então aqui vão algumas dicas importantes para você, seja qual for a sua necessidade. Pensando São Gonçalo, o preço do aluguel de escritório pode variar bastante e, sem dúvidas, uma sala comercial no Alcântara ou no Centro de São Gonçalo pode ter um custo muito maior que outros bairros, pois o fluxo de pessoas é muito grande, além do fato que o acesso à estas localidades é muito melhor.

Quando você pensa em custos, você deve analisar outros itens além do aluguel, vamos a eles:

Custos Fixos

São os custos que você deve pagar usando ou não a sala comercial.

Contrato de Locação: Este não chega a ser um custo mensal, mas no início você precisa investir em documentações e autenticações(fora as idas ao cartório). Outro ponto também relacionado seria tempo de contrato, onde você fica preso a ele e a multa se quiser quebrar o contrato;

Condomínio: alugar uma sala comercial envolve o pagamento do Condomínio, e nessa taxa podem haver surpresas como a famosa taxa extra, décimo terceiro, recisão de funcionários do condomínio;

Seguro-fiança: também conhecido como “cheque caução”, que nem sempre é um cheque. É uma taxa que é cobrada como garantia caso você não pague ou ou mais aluguéis. Geralmente você deposita de 01 a 03 meses de aluguel adiantados, e no final do contrato, caso você não renove, receberá o valor novamente. Esta taxa pode ser um fator de desistência, caso você não disponha de tal valor no ato da locação da sala comercial;

IPTU:  outra taxa obrigatória, e esta é Municipal. Varia de acordo com a localização e o tamanho do imóvel.

Limpeza: pode ser feito através do rateio entre os condôminos ou até mesmo contratação direta. Se ilude quem pensa que a pessoa que aluga a sala dá conta de manter o espaço limpo o tempo todo.

Internet: Velocidade da internet é um deferencial entre você e seus concorrentes, dependendo do ramo. Além disso, quem tem paciência com internet que toda hora cai ou fica lenta? E quem é que gosta de passar horas ao telefone tentando resolver o problema?

Secretária: Algumas pessoas ja contabilizam como funcionária, pois é um cargo de vital importância para alguns nichos, para outros é considerado um artigo de luxo, pois as entradas mensais não os possibilitam contar com esse braço direito.

Custos Variados

Diferente dos custos fixos, os variados podem ser tornar surpresas caras e desagradáveis.

Energia Elétrica: Depois do custo do aluguel da sala comercial, creio que o valor a ser pago pela energia elétrica esteja em segundo lugar. Se tratando de Rio de Janeiro então, o ar condicionado é um item vital para concentração e conforto de seus clientes, sua equipe e seu, é claro.

Água: em muitas salas comerciais, já bem imbutida no valor da taxa condominial. Nos prédios mais novos é separada, então é mais um boleto que você precisa lembrar de pagar.

Telefone: A internet possui um custo fixo, já o telefone variável. Hoje em dia existem opções mais baratas, como aqueles “fixo-móvel” como costumam chamar. De qualquer maneira, acrescente mais este boleto a sua lista.

Material de Escritório, Higiene e Copa: Aqui temos mais três tarefas que se dividem em varias outras: estimar custos, comprar e controlar estoque. Imagina sexta-feira a noite, você precisa imprimir algo e pá! Esqueceu de comprar Tonner, ou esqueceu de comprar o galão de água. Alguns itens que estão contidos aqui: resma de papel, toner, clips, grampos, etiqueta, almofada de carimbo, fita, cadernos, desinfetantes, álcool, sabonete líquido, detergente, papel toalha, papel higiênico, guardanapos, sacos de lixo, copos descartáveis, pó de café, detergente, ufa! Acho que acabei.

Manutenção Geral: Você deve se preocupar em manter o escritório ativo, funcionando.  Existem preocupações proativas(que você monitora para não dar problema) e reativas(que você procura resolver, pois o problema já foi “ativado com sucesso”). Proativas seriam: Manutenção preventiva dos aparelhos de ar-condicionado, impressoras, geladeira. Reativos seriam: vazamentos na tubulação de água corrente e do ar-condicionado, eletrônicos que param de funcionar, móveis que quebraram, cópias de chaves, etc.

Acha que estou aumentando e que isso tudo é exagero? Pois não é! Eu fiz este calculo pensando em 2 a 03 pessoas, fora a conversão, em reais, do tempo que isso tomaria de um de nós para administrar. Pensando nisso eu resolvi procurar um espação de Coworking(também conhecido como espaço compartilhado). Contratei há cerca de 04 anos e sou feliz por isso.

Outros pontos positivos se compararmos o aluguel do coworking com o aluguel de uma sala comercial:

Espaços de Coworking são uma alternativa barata e eficaz.
Espaços de Coworking são uma alternativa barata e eficaz.

 

– Pague pelo tempo que usar: numa sala comum, indo ou não, seus custos fixos estão ali te esperando. Já no cowork você tem inúmeros planos de contratação, que vai de horas avulsas até contrato de tempo integral durante o final de semana.

– Sala de reunião: Espaços de coworking possuem salas de reunião, onde você tem maior privacidade para conversar com o seu cliente, ou clientes;

– Sala de treinamento: Ideal para treinar pessoas, ou atender clientes em massa(um representante de vendas recebendo os vendedores para treinar ou apresentar resultados, por exemplo);

– Serviços de secretaria: Não pode contratar uma secretária? Os espaços colaborativos(coworking) oferecem o serviço de anotação de recado, assim você possui um telefone para oferecer aos clientes, sem contar o serviço de administração de agenda, digitação, etc.

– Parcerias: Geralmente existem outros usuários do espaço que prestam serviços entre si, gerando uma sinergia para o local e valores interessantes, menores dos que você encontraria lá fora. Designers, advogados, contadores costumam frequentar coworks, o que é muito muito bom!

– Sem preocupações: Se você contrata um espaço de Coworking, você se sente o verdadeiro Popstar, chegando para dar o show. Sabe os custos variáveis e o trabalho com a parte operacional para manter tudo funcionando? Então…isso fica com eles!

Bom, espero que você tenha gostado das dicas que dei hoje. Se você quiser saber mais sobre os benefícios do coworking, dê uma ligada para o BC office! O pessoal de lá terá o prazer de lhe auxiliar a tomar a melhor decisão para seu negócio, deixando você confortável para se preocupar exclusivamente com o seu negócio.

Aqui embaixo tem um form de contato. Pode ser que você esteja lendo este texto fora do horário comercial e tenha ficado com vontade de contactar o BC. Preencha seu nome, email e telefone e um dos colaboradores irá entrar em contato dentro do horário comercial.

Deixe um comentário